15.6.09

hoje não tem fernando pessoa

Mas é isso que é a juventude que diz que quer tomar o poder? Vocês tem coragem de aplaudir esse ano uma música, um tipo de música que vocês não teriam coragem de aplaudir ano passado? São a mesma juventude que vão sempre matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem. Vocês não estão entendendo nada, nada, absolutamente nada! Hoje não tem Fernando Pessoa. Hoje vim dizer aqui que quem teve coragem de assumir a estrutura de festival, não com o medo que o Sr. Chico de Assis pediu, mas com a coragem, quem teve essa coragem de assumir essa estrutura e fazê-la explodir! Foi Gilberto Gil e fui eu! Não foi ninguém! Foi Gilberto Gil e fui eu! Vocês estão por fora, vocês não vão vencer! Mas que juventude é essa? Que juventude é essa? [gritos.] Vocês jamais serão ninguém. Vocês são iguais sabe a quem? Vocês são iguais sabe a quem? Tem som no microfone? Vocês são iguais sabe a quem? Aqueles que foram na Roda Viva e espancaram os atores. Vocês não diferem em nada deles, vocês não diferem em nada deles. E por falar nisso Viva Cacilda Becker! Viva Cacilda Becker! Eu estou comprometido de dar esse depoimento aqui, não tem nada a ver com vocês. O problema é o seguinte, vocês estão querendo policiar a música brasileira, “mas é americana”, mas eu e Gil já abrimos o caminho! Que é que vocês querem? Eu vim aqui pra acabar com isso. Eu quero dizer ao júri, ‘me desclassifique, me desclassifique! Eu não tem nada a ver com isso’. Gilberto Gil está aqui comigo para nós acabarmos no festival com toda a imbecilidade que reina no Brasil! Acabar com isso tudo de uma vez! Nós só entramos no festival pra isso. Não fingimos aqui que desconhecemos o que seja o festival, não. Ninguém nunca me ouviu falar assim, entendeu? Eu só queria dizer isso, baby. Sabe como é, nós, eu e ele, nós tivemos a coragem de entrar em todas as estruturas e sair de todas! Se vocês, se vocês, se vocês forem, se vocês em política forem como são em estética, estamos feitos! Guitarras me desclassifiquem junto com Gil, junto com ele, tá entendendo? E contra vocês, nessa! O júri é muito simpático mas é incompetente. Deus está solto. canta: me dê um beijo, meu amor./ eles estão nos esperando/ os automóveis, ardem em chamas, derrubar as prateleiras, as estantes, as estátuas, as vidraças, louças, livros sim/ e eu digo SIM! e eu digo NÃO ao NÃO!/ E eu digo: proibido, proibir!’ fora do tom, sem melodia! Como é júri? Não acertaram qualificar a melodia de Gil? Ficaram por fora! Gil fundiu a cuca de vocês, hein? É assim que eu quero ver! Chega!

[caetano veloso]

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho lindo.

1% disse...

elogio da "diferença".

 

Free Blog Counter