18.4.06
1.
Ainda que seu pai tivesse planejado para ele um brilhante futuro no exército, Hervé Joncour acabara ganhando a vida com um trabalho insólito que exigia, por singular ironia, maneiras de tal forma gentis que denunciavam uma vaga entonação feminina.
Para viver, Hervé Joncour comprava e vendia bichos-de-seda.
Era 1861. Flaubert estava escrevendo Salambô, a iluminação elétrica não passava de uma hipótese e Abraham Lincoln, do outro lado do oceano, combatia numa guerra da qual não chegaria jamais a ver o fim.
Hervé Joncour tinha 32 anos.
Comprava e vendia.
Bichos-de-seda.
::
eu encontrei o Alessandro Baricco por acaso, numa tarde um tanto quanto mau humorada na livraria aqui ao lado, pra onde desci pra tomar um suco de laranja com morango (experimentem com santal que fica melhor) e estava decidida em comprar 'o retrato do artista quando jovem', afinal, é um daqueles que nunca li e desejo que lerei. então foi de repente, com o livro já debaixo do braço, preço consultado e barato, que me subiu uma irritação pela subserviência comum desse trabalho mental-intelectual e no auge do meu tédio com vai que saco, james joyce, um livro jovem de 1916, tem até verbete em português, não enche, comecei a folhear mil coisas, foi aí que o Seda do Baricco, apareceu e começou assim, adorável. delicioso, seria mais preciso, mas mais cafona também.
e vai, o joyce nem ressuscitado pelo pitanguy entrava pra nuestra lista de indispensáveis assim, tão ó na foto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
(se bem que o dustin hoffman e o lázaro ramos tb são viagens suas, né meu bem)
do baricco li o "novecentos". tem um filme inspirado, "a lenda do pianista no mar", algo assim. lindo lindo lindo (o livro e o filme, o livro muito mais).
(viagens? cê num acha eles tu-do? eu que viagens faria com aqueles dois, viu benzinho)
eu vou procurar mais coisas dele. vou abrir um fã clube, porque comunidade no orkut já tem...
O Baricco é bom, li o «Novecento» também, no num dos incontáveis semestres de língua. E o filme também é ótimo.
Bacio.
Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»
Postar um comentário