1.6.08

todos os planetas do sistema solar têm o movimento de rotação sobre o seu próprio eixo? porque eu vi em algum lugar (nada muito recomendável bibliograficamente, talvez um anúncio de um documentário de televisão) que a Terra gira em torno de si porque sei lá quantos zilhões de anos atrás um meteoro bateu feito uma bola de sinuca numa quina qualquer do nosso planeta e o movimento começou.

mas será que, se for isso mesmo, o planeta não começará a diminuir de velocidade? pra quem não sabe (eu não sabia, claro) a Terra leva 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos para girar os 360 graus.

- - -
bem, isso não me importa. mas é tão interessante.
quando era pequena, ela deve lembrar, eu queria ser cientista. gostava mesmo era de insetos e tubos de ensaio. bem depois vieram os domingos.

- - - -

conversando sobre o meteoro bem louco com um amigo enquanto olhávamos para o capim do sítio, eu delimitando que se dia e noite vieram indissociáveis graças ao meteoro, foi uma massa voadora pelo espaço que criou em base todas as nossas questões (a começar por nós mesmos) em um choque. e ele todo feliz e anti-eu: "mas, escuta, se metade do mundo fosse escuro e a outra metade fosse claro, você moraria em qual lado?" e eu "taí, você tem uma boa pergunta. não sei e você?" e ele "ah, acho que eu ia viver na fronteira." cheers!

Um comentário:

vina apsara disse...

faz sentido. e voce poderia escolher se é noite ou dia, simplesmente se deslocando de um lado pro outro, que lindo!

acho que li um livro de criança que era assim, um lado do planeta era escuro e o outro claro, e em cada lado os bichinhos eram diferentes...

 

Free Blog Counter